Ergonomia
Risco ergonómico a secção administrativa
Ergonomia (do Grego: Ergon = trabalho + nomos = normas, regras, leis) é o estudo da adaptação do trabalho às características dos indivíduos, de modo a lhes proporcionar um máximo de conforto, segurança e bom desempenho de suas actividades no trabalho.
A definição oficial de Ergonomia é a seguinte:
"A ergonomia é o estudo científico da relação entre o homem e seus meios, métodos e espaço de trabalho. Seu objectivo é elaborar, mediante a contribuição de diversas disciplinas científicas que a compõem, um corpo de conhecimentos que, dentro de uma perspectiva de aplicação, deve resultar numa melhor adaptação ao homem dos meios tecnológicos e dos ambientes de trabalho e de vida."
O ergonomista estuda como as pessoas trabalham, a fim de melhorar o seu conforto, a sua saúde e a produtividade. Interfere no ambiente, na organização do trabalho, nas máquinas e na formação das pessoas. O fisioterapeuta, por sua vez, tem o mesmo objectivo, mas trabalha focado na pessoa.
Dentre os distúrbios dolorosos que afectam a humanidade, a dor lombar (lombalgia, dor nas costas ou dor na coluna) é a grande causadora de morbilidade e incapacidade para o trabalho, logo a seguir á cefaléia ou dor de cabeça; e afecta mais os homens do que as mulheres.
A postura no desenrolar de tarefas pesadas é a principal causa de problemas de coluna, mais precisamente na hora de levantar, transportar e depositar cargas, ocasião em que os trabalhadores mantêm as pernas rectas e "dobram" a coluna vertebral.
Mas outros factores podem contribuir, nomeadamente a má postura em frente do computador. Os escritórios hoje são responsáveis por de 70% , dos casos de doenças profissionais e o ocupacionais.
A relação homem-máquina que já trouxe enormes benefícios a humanidade também trouxe um grande número de vitimas seja elas os portadores de doenças profissionais incapacitantes e ou aquelas que cuja a capacidade física foi