Teorias ADM
Administração Cientifica
Frederick Winslow Taylor (1856-1915) nasceu em Filadélfia, nos Estados Unidos e foi o criador do movimento da Administração Científica. Seu trabalho junta-se ao de outras pessoas que, na mesma época, compartilhavam esforços para desenvolver princípios e técnicas de eficiência, que possibilitassem resolver os grandes problemas enfrentados pelas empresas industriais. Iniciou sua carreira como operário na Midvale Steel Co., passando a capataz, contramestre até chegar a engenheiro, quando se formou pelo Stevens Institute.
Taylor teve vários seguidores e provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial de sua época. A preocupação original foi eliminar os fantasmas do desperdício e das perdas sofridas pelas industrias e elevar os níveis de produção por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.
Na época, vigorava o sistema de pagamento por peça ou por tarefa. Os patrões procuravam ganhar o máximo na hora de fixar o preço da tarefa, enquanto os operários reduziam o ritmo de produção para contrabalançar o pagamento por peça determinado pelo patrão. Isso levou Taylor a estudar o problema de produção para tentar uma solução que atendesse tanto os patrões como os empregados. Taylor começou por baixo, junto com os operários no nível de execução. Concluiu que se o operário mais produtivo percebe que obtém a mesma remuneração que seu colega menos produtivo, acaba se acomodando, perdendo o interesse e não produzindo de acordo com sua capacidade. Efetuou um paciente trabalho de análise das tarefas de cada operário, que pode ser chamado de primeiro perído de Taylor, decompondo os seus movimentos e processos de trabalho para aperfeiçoá-los e racionalizá-los, onde foram aplicados os seguintes estudos e conceitos para melhorar a eficiência nas empresas industriais: - Estudo dos tempos e movimentos, onde os movimentos inúteis eram simplificados ou fundidos com outros