ergonomia
Resumo
Para o desenvolvimento seguro e eficaz de qualquer atividade profissional, o trabalhador necessitará de um ambiente minimamente adaptado a suas necessidades físicas, biológicas e mentais. Alguns fatores como vibração, ruído, desconforto térmico, solicitações posturais, esforços físicos e mentais e alguns fatores ambientais podem interferir negativamente na realização da atividade e afetar a saúde do trabalhador. O presente trabalho apresenta um estudo de caso referente ao posto de trabalho de um motorista de ônibus urbano na cidade de São Paulo, onde serão analisados os fatores ergonômicos e condicionantes ambientais e suas relações com a saúde do motorista.
Introdução
O objeto do presente estudo é analisar a interação dos fatores ergonômicos e ambientais diretamente na saúde do motorista de ônibus urbano e na realização de sua atividade.
Neste trabalho analisaremos aspectos ambientais como, vibração, ruído, calor e condicionantes de um posto de trabalho do motorista de ônibus urbano.
Fundamentação teórica
Para execução deste estudo foi utilizada a pesquisa descritiva. Quanto aos procedimentos técnicos, utilizou-se uma pesquisa bibliográfica e um estudo de campo.
A pesquisa bibliográfica foi aplicada para formação da base teórica da pesquisa, e além disso buscou-se verificar em de vários estudos relatos das condições de trabalho do motorista.
No estudo de campo, o objetivo foi identificar as condições de trabalho considerando os aspectos da organização do trabalho.
Fatores ambientais como vibração, ruído, calor, movimentos repetitivos, esforços físicos e mentais e alguns condicionantes deste posto em especifico aumentam os riscos de acidentes, atrapalham o desempenho da atividade.
Para isso buscamos indicadores e condições para melhor compreensão da real situação deste trabalhador e sua rotina de trabalho.
Metodologia
O