ergonomia
Ouvir
Ler foneticamente
Dicionário - Ver dicionário detalhado
Analisando a saúde dos trabalhadores no contexto da enfermagem, através dos tempos, é possível verificar que esses servidores estão expostos a várias atividades que comprometem à saúde, gerando índices elevados de acidentes de trabalho e doenças relacionadas a ele. A partir dessa percepção, faz-se necessário compreender melhor essa problemática.
O trabalho está relacionado com o homem assim como o homem está relacionado com o trabalho. O trabalho pode ser muito prazeroso, mas, ao mesmo tempo, pode se tornar um sofrimento e for muito cansativo, dependendo das condições do trabalho.
Muitos problemas existentes no ambiente de trabalho dos profissionais de enfermagem estão diretamente relacionados à ausência de padrões ergonômicos no ambiente de trabalho, pois a não-aplicação de princípios de mecânica corporal e ergonomia pode refletir um ponto negativo no posto de trabalho.
Na área da saúde, mais especificamente na enfermagem, a ergonomia é de extrema importância, pois esta classe está freqüentemente exposta a vários agentes que podem causar doenças ocupacionais.
Para avaliar a adaptação das condições de trabalho dos trabalhadores é necessária a realização de uma análise ergonômica do trabalho.
A ergonomia, hoje, abrange grande parte do nosso dia a dia, uma vez que ela está ou deveria estar em todos os ambientes que vivemos e não apenas no nosso posto de trabalho.
O objetivo deste trabalho foi analisar as condições de trabalho dos auxiliares de enfermagem desta Santa Casa de Misericórdia, segundo a NR 17, buscando orientar possíveis mudanças ergonômicas, visando melhoria, tanto para profissionais da enfermaria quanto para os pacientes.
1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
1.1 ERGONOMIA
Nos Estados Unidos, o termo Ergonomia é usado como sinônimo de fatores Humanos, ou human factors. Pode-se dizer então que, a Ergonomia se aplica ao Projeto de máquinas, equipamentos,