Ergonomia
O que é ergonomia?
Ergonomia vem de duas palavras gregas (ergon, trabalho + nomos, lei) é o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários à concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto e eficácia. A ergonomia tem por objetivo adaptar o trabalho ao homem, bem como melhorar as condições de trabalho e as relações homem-máquina.
A Ergonomia usa os conhecimentos adquiridos das habilidades e capacidades humanas e estuda as limitações dos sistemas, organizações, atividades, máquinas, ferramentas, e produtos de consumo de modo a torná-los mais seguros, eficientes, e confortáveis para uso humano.
A Ergonomia pode ser aplicada em vários setores de atividade (Ergonomia Industrial, hospitalar, escolar, transportes, sistemas informatizados, etc.). Em todos eles é possível existirem intervenções ergonómicas para melhorar significativamente a eficiência, produtividade, segurança e saúde nos postos de trabalho. A Ergonomia atua em todas as frentes de qualquer situação de trabalho ou lazer, desde os estresses físicos nas articulações, músculos, nervos, tendões, ossos, etc., até aos fatores ambientais que possam afetar a audição, visão, conforto e principalmente a saúde.
Existem basicamente três vertentes a serem estudadas na ergonomia:
Ergonomia física: ligada à anatomia humana;
Ergonomia cognitiva: ligada a processos mentais;
Ergonomia organizacional: ligada à estrutura, políticas e processos.
Ergonomia física:
Diz respeito às características da anatomia humana, antropometria (medidas do corpo), fisiologia do trabalho (consumo energético esforço, biomecânico), e ambiente físico (calor, ruído, umidade, entre outros) em relação à atividade física, que inclui a postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios músculo esqueléticos relacionados ao trabalho, projeto de postos de trabalho, segurança e saúde. Assim,