ERgonomia
ESTUDO ERGONÔMICO DE UMA CADEIRA DE JANTAR NO USO PARA ESTUDOS
ERGONOMIA
Superior de Tecnologia de Gestão da Produção Industrial
São José / Santa Catarina
2013
RESUMO
Este trabalho teve como objetivo realizar uma avaliação “Ergonômica de uma cadeira de jantar, em uso para estudos”, visando, assim, as melhorias que poderiam ter na qualidade ergonômica dos móveis, e um aumento no rendimento de estudos. O estudo foi realizado durante os dias de estudo da aluna da 7ª fase do curso de Gestão da Produção Industrial – SENAI/ SC. Foi utilizado alguns critérios de conformidade ergonômica, definidos de acordo com os princípios ergonômicos de antropometria e os aspectos de segurança para o usuário em questão. Confrontamos os resultados com recomendações e dados antropométricos já existentes na literatura. Observou-se que a maioria dos problemas estão relacionados a espaços físicos do lar. Por não ter uma cadeira de estudos apropriada para a atividade em questão.
Palavras-chave: Cadeira, móveis e ergonomia.
1. INTRODUÇÃO
Este estudo tem por objetivo mostrar que a maioria dos estudante utilizam a cadeira já existente em suas residências para os estudos. Comprometendo assim o desempenho do mesmo, com desgaste físico, por proporcionar uma má postura e dores pelo corpo, dependendo da quantidade de tempo gasto na atividade.
1.1 ERGONOMIA
O termo Ergonomia vem do grego ergo (trabalho) e nomos (normas, regras) tem por definição a ciência de utilização das forças e das capacidades humanas. Um estudo da adaptação do trabalho ao homem (IIDA, 2005) e tem por fundamentação conhecimentos multidisciplinar nas áreas de antropometria, biomecânica, fisiologia, psicologia, designer, procurando integrar o modo que auxiliem o desenvolvimento de técnicas aplicadas para a melhoria da qualidade das condições de trabalho do homem. De um outro lado a Ergonomia desenvolveu