dimensionamento agua fria
1. Introdução
O trabalho tem por objetivo elaborar um sistema de abastecimento de águas quente e fria, bem como do esgotamento sanitário para um prédio de uso misto - apartamentos e academia - segundo projetos arquitetônicos previamente elaborados.
Todavia devemos respeitar as exigências estabelecidas pelas normatizações, a saber:
NBR 5626/1998 – Instalação Predial de Agua Fria;
NBR 7198/1993 – Projeto e Execução de Instalação Predial de Água Quente;
NBR 8160 – Sistemas Prediais de Esgoto Sanitário – Projeto e Execução.
É importante que o sistema garanta o fornecimento de água de forma continua, em quantidade adequada e com pressões e velocidades compatíveis com o perfeito funcionamento dos aparelhos sanitários, peças de utilização e demais componentes, sem a ocorrência de ruídos inadequados à ocupação do ambiente.
Além disso, devemos garantir a economia de água, energia e a fácil e econômica manutenção dos aparelhos, peças e componentes do sistema.
Deve-se garantir, ainda, conforto aos usuários, prevendo peças de utilização adequadamente localizadas, de fácil operação, com vazões satisfatórias e atendendo as demais exigências.
É imprescindível que todo sistema garanta a potabilidade da água, que, para o caso, será fornecida pela concessionária responsável pelo abastecimento da cidade.
2. Reservatórios
Os reservatórios são recipientes estanques usados para promover a reserva de água para uso residencial, predial, industrial, etc., devem ser equipados com tampa e sistema de vedação para impedir a entrada de outros líquidos, poeira, insetos e qualquer outra substância que comprometa a potabilidade da água.
Eles devem ser construídos ou instalados de modo a facilitar a limpeza de seu interior.
2.1. Reserva de Água Fria
Segundo a NBR 5626, “a capacidade dos reservatórios de uma instalação predial de agua fria deve ser estabelecida levando-se em consideração o padrão de