Ergonomia
INTRODUÇÃO
Ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho ao homem, sua finalidade é fazer com que ás pessoas e as máquinas trabalhem em harmonia, o objetivo central é adaptar o trabalho ao ser humano evitando que isso ocorra ao contrário.
A Ergonomia existe desde os tempos das cavernas, deriva de duas palavras gregas: ERGOS (trabalho) e NOMOS (leis, normas e regras).
O estudo da ergonomia tem a finalidade de fazer com que as pessoas e as máquinas trabalhem em harmonia, para que isso ocorra ela estuda, desenvolve e aplica regras, normas e cria projetos que visa melhorar o bem – estar humano e o trabalho.
Segundo Laerte Idal Sznelwar, engenheiro e doutor em ergonomia da Universidade de São Paulo: “O objetivo central é adaptar o trabalho ao ser humano, evitando que ocorra o contrário”.
Através de suas ferramentas, a Ergonomia faz uma analise geral do ambiente de trabalho, e se dedica ao desenho de postos de trabalhos, que procuram satisfazer e diminuir as lesões e enfermidades vinculadas ao ambiente de trabalho mal organizado, artificial e ao uso da tecnologia.
A Ergonomia oferece comodidade, ambiente de trabalho agradável, organizado que respeita os direitos humanos. Um ambiente saudável não é apenas importante para os colaboradores, podemos dizer que é uma via de mão dupla, melhora a qualidade de vida dos colaboradores e conseqüentemente aumenta a produtividade, gerando lucros para organização.
DIAGNÓSTICO
Em visita ao Supermercado Venturi, foi identificada a necessidade de um projeto de Ergonomia.
Observamos que as operadoras de caixas ficam em pé durante toda a jornada de trabalho, gerando um grande desgaste físico e emocional.
Ao contrário das operadoras de caixas é necessário que o estoquista desenvolva suas tarefas em pé, porém não existe um lugar agradável para que ele descanse durante as pausas.
Durante a visita e aplicação da PCO, os colaboradores estavam desmotivados referentes ao espaço físico da organização.
OBJETIVO
O