Ergonomia
- Sala de Formação
Módulo: Ergonomia
Maria Tavares
Índice
Nota Introdutória 3 Descrição do Posto de Trabalho 4 a - Estrutura Física 4 b – Componentes materiais do trabalho 5 Secretárias – Formandos e Formador 6 Cadeiras – Formandos e Formador 7 Quadro e Datashow 7 Computadores portáteis 8 Aquecedor 9 Caixote do lixo 9 Extintor 10 c) Tarefas / Actividades 11 d) Condições ambientais da sala de formação 11 Ambiente térmico 11 Ambiente luminoso 12 Ambiente Acústico 13 Qualidade do ar 13 Problemas identificados / proposta de medidas de melhoria 14 Avaliação global / conclusão 16
Nota Introdutória
A adequação do trabalho ao homem e não do homem ao trabalho é nos dias de hoje já uma grande preocupação por parte de muitas empresas. É fundamental que o espaço onde se desenvolve o trabalho possua boas condições de higiene, segurança seja funcional e confortável para os trabalhadores.
Para tal, e de forma a evitar acidentes e doenças profissionais, é necessário a realização de um estudo do local de trabalho tendo em vista o aumento da eficiência do mesmo, da segurança e da competividade.
O principal objectivo deste relatório é a análise/avaliação sob o aspecto ergonómico de um posto de trabalho nomeadamente, a sala de formação onde decorre o Curso de Técnico Superior de Higiene e Segurança do Trabalho e, a proposta de melhorias possíveis com vista a minimizar/eliminar o risco de lesões oriundas das condições físicas do posto de trabalho.
O curso de Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho tem a duração total de 540 horas e está dividido em duas componentes. A componente teórica e a componente prática. A componente teórica tem a duração de 420 horas e a componente prática 120.
Descrição do Posto de Trabalho
a - Estrutura Física O curso de Técnico Superior de Higiene e Segurança do Trabalho é promovido pela empresa Forseguro que tem as suas