Ergonomia
Este trabalho tem como objectivo identificar o conceito de Ergonomia e estudar as suas funções nos postos de trabalho. O assunto deste trabalho também abordara assuntos como: zonas de trabalho, as posturas correctas no posto de trabalho, a ergonomia aplicada à informática, benefícios da ergonomia, entre outros. Para a realização do trabalho ira ser utilizado o módulo e a internet.
A relação dos trabalhadores com o seu ambiente de trabalho torna-se cada vez mais importante, neste tempo de mudança e de competitividade. O sistema ergonómico é constituído por um conjunto de homens, máquinas, instrumentos e procedimentos, interagindo entre si, num determinado ambiente.
Ergonomia
A palavra ergonomia, cada vez mais familiar e de uso corrente, deriva de duas palavras gregas, ergos (trabalho) e nomos (estudo), significa «os costumes, hábitos e leis do trabalho» e foi inventada porque houve necessidade de uma palavra que exprimisse o estudo cientifico do homem e do seu trabalho. A Ergonomia como disciplina, teve as suas origens na Segunda Guerra Mundial, mais propriamente em 1949, quando falharam as formas tradicionais de resolução do conflito entre homens e máquinas - a selecção e o treino. Posteriormente, a ergonomia desenvolveu-se em numerosos países industrializados, como a França, Estados Unidos, Alemanha, Japão e países escandinavos. Numa empresa ou organização, em que a competitividade e a força do mercado onde esta opera, são parâmetros fundamentais de Gestão, a Ergonomia é uma das áreas de formação susceptíveis de acrescentar valor. Assim, modalidades de intervenção ergonómica serão diferentes, em termos de objecto, objectivo, contexto e dimensão da intervenção. “A Ergonomia é entendida como o domínio científico e tecnológico interdisciplinar que se ocupa da optimização das condições de trabalho, visando de forma integrada a saúde e o bem-estar do trabalhador e o aumento da produtividade.”
Segundo o famoso arquitecto Le Corbusier «uma casa é