Ergonomia nos postos de trabalho
CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM SEGURANÇA DO TRABALHO
ERGONOMIA: EQUIPAMENTOS DOS POSTOS DE TRABALHO
COLATINA
2012
ERGONOMIA: EQUIPAMENTOS DOS POSTOS DE TRABALHO
Trabalho apresentado à disciplina Ergonomia do Curso Técnico de Segurança do Trabalho do Instituto Federal do Espírito Santo, como requisito parcial para avaliação.
COLATINA
2012
INTRODUÇÃO
A palavra trabalho é derivada do latim tripalium, que quer dizer tortura e relaciona-se diretamente com noções gerais de pena e sofrimento.
O trabalho existe desde os primórdios da humanidade e sempre foi visto como uma atividade exaustiva, torturante e impositiva, ou seja, as pessoas trabalham condicionadas a uma recompensa.
Desde o início das atividades de trabalho já é possível encontrarmos uma relação de subordinação, de exploração da capacidade humana, de mandos e desmandos, e por consequência, há a desobediência, os desrespeitos às normas e orientações dadas.
Por outro lado, tem-se ainda, a busca excessiva e massacrante por lucros e produtividade, sem considerar segurança do ambiente e as condições fisiológicas dos trabalhadores.
Assim, surgem as doenças e acidentes do trabalho, que muitas vezes são ocasionados por uso incorreto de equipamentos, ou pela ausência de algum aparelho que seja essencial para a realização das atividades de trabalho, pelo desrespeito das orientações e normas de segurança e saúde e ainda, pela ignorância de trabalhadores e empregadores, que não compreendem que a qualidade de vida dos trabalhadores influencia diretamente nos resultados e na imagem das empresas.
O objetivo do nosso estudo então é apresentar os equipamentos dos postos de trabalho, as melhores formas de uso, bem com as medidas de controle contra possíveis doenças ocupacionais.
1 A ERGONOMIA
As autoridades brasileiras de Segurança e Saúde do Trabalhador, vinculadas ao