Ergonomia no lar
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
ERGONOMIA NO LAR: ATIVIDADES COM A PASSADEIRA DE ROUPAS
MONTES CLAROS / MG
AGOSTO DE 2014
O que é Ergonomia
Ergonomia é um termo que deriva do grego “ergon”, que significa “trabalho” e “nomos”, que significa “leis ou normas”. Ergonomia designa o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe interações entre seres humanos e máquinas. O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem à suas atividades diárias e buscar formas eficientes e seguras de desempenhá-las visando a otimização do bem-estar.
A ergonomia no lar
Ergonomia no lar é a adaptação, mudança do meio para vivermos bem, com saúde, prevenindo doenças. A ergonomia nas atividades domésticas tem a ver com cuidado com o corpo, com seus objetos de tarefas. Por isso praticá-la apenas no trabalho não faz sentido, é preciso levá-la para o lar e para atividades de lazer. O objetivo de estudo da ergonomia no lar é a análise da atividade humana, a fim de compreender as interações que se manifestam entre o ser humano e o seu envolvimento nas atividades pessoais.
As atividades domésticas representam uma das maiores ocupações no mundo inteiro, realizadas geralmente pelo sexo feminino. Métodos sociológicos são utilizados em pesquisas que buscam investigar a influência dos espaços de uma casa sobre o comportamento de seus usuários. Embora muitos não levem a sério, o trabalho doméstico é aeróbico e, como tal, precisa de orientação e cuidados, não podem ser feito de qualquer maneira. O alongamento é essencial antes de começar a varrer a casa ou lavar roupa.
O simples fato de espreguiçar-se já ajuda, pois aquece o corpo. Um grande problema encontrado em nossas casas é que as medidas dos objetos que temos acabam sendo tamanho padrão, como altura da pia, maçaneta, tomadas, cadeiras, mesas, sem levar em consideração o