2937965

2642 palavras 11 páginas
O sistema ou aparelho reprodutor humano é constituído no sexo masculino pelos testículos, ductos genitais, glândulas acessórias e pênis e no sexo feminino pelos ovários, dois ovidutos (também denominados trompa de Falópio), útero, vagina e duas glândulas mamárias.
Os órgãos genitais femininos são incumbidos da produção dos óvulos, e depois da fecundação destes pelos espermatozóides, oferecendo condições para o desenvolvimento até o nascimento de um novo ser. Os órgãos genitais femininos consistem de um grupo de órgãos internos e outro de órgãos externos. Os órgãos internos estão no interior da pelve e consistem dos ovários, tubas uterinas ou ovidutos, útero e vagina. Os órgãos externos são superficiais ao diafragma urogenital e acham-se abaixo do arco púbico. Compreendem o monte do púbis, os lábios maiores e menores do pudendo, o clitóris, o bulbo do vestíbulo e as glândulas vestibulares maiores. Estas estruturas formam a vulva ou pudendo feminino. As glândulas mamárias também são consideradas parte do sistema genital feminino.
Os ovários são órgãos pares que, na mulher adulta, apresentam a forma de amêndoa, localizados na cavidade pélvica, lateralmente ao corpo do útero. Estão presos na porção posterior do ligamento largo do útero pelo mesovário, sendo caudais às tubas uterinas. Na puberdade os ovários começam a secretar os hormônios sexuais, estrógeno e progesterona. As células dos folículos maduros secretam estrógeno, enquanto o corpo lúteo produz grandes quantidades de progesterona e pouco estrógeno. O número total de folículos nos dois ovários da criança recém-nascida é estimado em dois milhões, porém a maioria sofrerá um processo degenerativo, sendo que na época da puberdade restam apenas cerca de 300.000 folículos. Essa regressão folicular ocorre durante toda a vida, desde a menarca (primeira menstruação) até a menopausa (última menstruação). Distinguem-se os folículos primários, os folículos em crescimento e os folículos maduros ou de Graaf. A regressão

Relacionados