Erastótanes
469 palavras
2 páginas
ErastótenesErastótenes, matemático, filósofo, astrónomo, geógrafo, historiador e poeta grego, viveu de 276 a.C. a 194 a.C. Nasceu em Cirene, numa colónia grega a oeste do Egito, sob o domínio do faraó Ptolomeu III.
Estudou em Alexandria e frequentou a escola de Platão em Atenas. Por volta de 226 a.C. ocupou uma das posições de maior prestígio no mundo helénico, diretor da Biblioteca de Alexandria, lugar que ocupou até à sua morte.
São-lhe atribuídas cerca de 50 obras sobre Geografia, Filosofia, História, Astronomia, Matemática e críticas literárias, mas apenas alguns fragmentos chegaram até aos nossos dias.
Erastótenes calculou ao que se pensa, pela primeira vez, o raio da Terra. Mediu a diferença de latitude entre a cidade de Siena (hoje Assuão) e de Alexandria, no Antigo Egito, situadas sobre o mesmo meridiano, mas em latitudes diferentes.
Partindo do principio que a Terra era esférica e que o Sol estava suficientemente afastado para se poder considerar que os seus raios chegavam à Terra paralelos uns aos outros, num dia de solstício de Verão ( 21 de Junho ), ao meio-dia, Erastótenes na cidade de Alexandria, mediu o ângulo com que os raios solares incidiam no solo, utilizando uma vara vertical no chão que produzia uma sombra.
Erastótenes usou a geometria euclidiana para concluir que o ângulo formado pela vara e por uma linha imaginária traçada da extremidade da sombra até o topo da vara era igual ao ângulo de vértice no centro da Terra e formado pelas linhas imaginárias traçadas das duas cidades. A inclinação dos raios solares era de 7,2°(1/50 x 360° ).
Entretanto, na cidade de Siena, que dista de Alexandria 800 km, e à mesma hora, tinha verificado que os raios chegavam com uma direção perpendicular, pois havia observado que se podia ver o fundo de um poço com grande profundidade. Então Erastótenes pensou que a distância entre as duas cidades seria igual a 1/50 do comprimento da circunferência da terra. Logo, o comprimento da circunferência da Terra