Eras Geológicas
Estima-se que essa era geológica teve início a cerca de 2,5 bilhões de anos atrás e findou-se há 550 milhões de anos. Durante esse período ocorreu intensa atividade vulcânica, fato que promoveu o deslocamento do magma do interior da Terra para a superfície, originando os grandes depósitos de minerais metálicos, como, por exemplo, ferro, manganês, ouro, etc. Na era geológica do Proterozoico ocorreu grande acúmulo de oxigênio na atmosfera. Também ficou caracterizada pelo surgimento das primeiras formas de vida unicelulares avançadas. http://www.brasilescola.com/geografia/eras-geologicas.htm Do grego próteros = antes + zóico = vida = antes da vida
Definida pela Subcommission on Precambrian Stratigraphy, órgão da International Union of Geological Sciences (IUGS), em 1977, a Era Proterozóica durou de 2.500 a 545 milhões de anos.
Muitos dos principais eventos da história da Terra e da vida ocorreram durante o Proterozóico, tais como a estabilização dos continentes, as primeiras orogêneses (processos geradoresde montanhas), o aparecimento de oxigênio na atmosfera e o desenvolvimento de indivíduos eucariontes.
O limite que separa o Éon Arqueano do Éon Proterozóico foi arbitrado em 2.500 milhões de anos, e marca o final da estabilização das áreas cratônicas arqueanas.
O Éon Proterozóico se caracterizou pela evolução de vastas plataformas continentais em torno dos núcleos arqueanos estáveis.
Litologicamente os granitos e gnaisses ainda são as rochas mais frequentes.
Tal como no Arqueano, os sedimentos mais comuns nas águas profundas são as grauvacas. Mas, uma vez que temos várias áreas continentais se estabelecendo, cada uma delas com uma plataforma continental associada, tem início uma vasta sedimentação plataformal, representada por arenitos, calcários, arcóseosefolhelhos.
Também é bastante frequente a ocorrência de formações ferríferas bandadas (BIFs), que concentram os maiores depósitos de ferro do mundo.
Os primeiros