Eras Geológicas
Através de pesquisas das rochas e dos fósseis, cientistas estimam que a
Terra tenha aproximadamente quatro bilhões de anos, durante todo esse período ela passou por grandes transformações, processo classificado como eras Geológicas.
Era Arqueozoica
A era geológica Arqueozoica é caracterizada pela formação da crosta terrestre, em que surgiram os escudos cristalinos e as rochas magmáticas, nos quais encontramos as mais antigas formações de relevo. Esse período teve início a, aproximadamente, quatro bilhões de anos atrás. No começo desta era, o planeta Terra era até três vezes mais quente do que hoje e começam a aparecer às primeiras células (organismos unicelulares). Era Proterozoica
Estima-se que essa era geológica teve início a cerca de 2,5 bilhões de anos atrás e findou-se há 550 milhões de anos. Durante esse período ocorreu intensa atividade vulcânica, fato que promoveu o deslocamento do magma do interior da Terra para a superfície, originando os grandes depósitos de minerais metálicos. Na era geológica do
Proterozoico ocorreu grande acúmulo de oxigênio na atmosfera e ocorreu a formação dos continentes.
Era Paleozoica
A era Paleozoica prevaleceu de 550 a 250 milhões de anos atrás. Nesse período a superfície terrestre passou por grandes transformações, entre eles estão o surgimento de conjuntos montanhosos como os Alpes Escandinavos (Europa). Essa era geológica também se caracteriza pela ocorrência de rochas sedimentares e metamórficas, formação de grandes florestas, glaciações, surgimento dos primeiros insetos e répteis os trilobitas foram os animais típicos desta era.
Nesta era os continentes estavam juntos, formando a Pangeia.
Era Mesozoica
A era Mesozoica iniciou-se a cerca de 250 milhões de anos atrás, ela ficou marcada pelo intenso vulcanismo e consequente derrame de lavas em várias partes do globo.
Também ficou caracterizada pelo processo de sedimentação dos fundos marinhos.
Outras características