Era Vargas
A ‘’revolução’’ do dia 03 de outubro de 1930 entrou para a história brasileira como um episódio muito importante, após o marco da primeira eleição verdadeiramente dita no País, houve a morte suspeita de João Pessoa, onde Getúlio Vargas usou deste fato para unir forças para esta revolução.
O País não tinha uma visão ampla e clara do social e visava os interesses da oligarquia.
A seguir estas questões nesse artigo serão explanadas de forma sucinta para um bom entendimento e posicionamento entre o papel desempenhado por Getúlio Vargas no decorrer do seu poder.
ESTUDO ANALÍTICO DA ERA VARGAS: PRÓS E CONTRAS
A tomada do governo de Getúlio Vargas mudou a face do país nos anos de seu governo.
O fato é que aquela ‘’revolução’’, que havia chegado de trem e a cavalo, de botas e esporas, iria encarnar muito daqueles aspectos simbólicos e mudar a face do país nos anos seguintes. Movimento de continuidade e mudança fruto de contradições, conflitos e crises que vinham se acumulando, manteve, por um lado, muitas das velhas instituições, costumes e práticas sócio-políticas; por outro, operou mudanças fundamentais que permitiriam o desenvolvimento do capitalismo e a constituição de um Estado burguês moderno no Brasil. (AGGIO, Alberto et al. 2002. p.10)
Nos 15 anos de governo de Vargas, houve a total reformulação do Estado nacional, passando a regularizar as atividades econômicas, políticas e sociais.
‘’ Vargas interveio imediatamente nos governos estaduais, dissolveu câmaras municipais, assembleias legislativas e o Congresso Nacional. Decretou um novo código eleitoral, estabelecendo o voto obrigatório e secreto, criando a Justiça Eleitoral e o direito do voto para as mulheres. Convocou uma Constituinte para a elaboração de uma nova Constituição. ‘’ ((AGGIO, Alberto et al. 2002. p.10)
Em seus governos foram criados os Ministérios do Trabalho, Comércio e Indústria e também normalizados e aprimorados os vínculos de trabalho.
‘’ A Justiça do Trabalho foi