ERA VARGAS
Movimento de 1930
Com a crise de 1929, a renda do café é abalada, desfazendo-se a Política do Café-com-leite.
MG se une com RS (Getúlio Vargas) e PB(João Pessoa), formando a Aliança Liberal, de oposição à SP.
Getúlio Vargas perde as eleições para Júlio Prestes.
João Pessoa é assassinado por João Dantas (oposição), fato que levou Getúlio Vargas à presidência.
Governo Provisório
As oligarquias não perderam totalmente seu poder, mas tiveram de dividi-lo com as outras classes sociais.
Vargas colocou diversos militares para controlarem os governos estaduais . Desprovidos de um projeto político mais exato, os militares foram combatidos em sua presença na política.
Incentivou as indústrias.
Em 1932, a Revolução Constitucionalista organizou uma tentativa de ir contra o novo governo. Não deu certo, mas serviu para que uma assembleia constituinte fosse organizada com o intuito de discutir uma nova carta constitucional para o Brasil.
Em 1934, uma nova constituição consolidou uma significativa gama de propostas que fomentaram ideologicamente a Revolução de 1930.
Constituiçao de 1934
A conturbação causada pela Revolução Constitucionalista de 1932 forçou o governo provisório de Getúlio Vargas a tomar medidas que dessem normalidade ao regime republicano.
Em 16 de julho de 1934, foi noticiada uma nova constituição com 187 artigos. Porém preservava alguns pontos lançados pela constituição de 1891.
Na questão trabalhista, a Carta Magna proibia qualquer tipo de distinção salarial baseada em critérios de sexo, idade, nacionalidade ou estado civil. Criou o salário mínimo e a redução da carga horária de trabalho para 8 horas diárias. Instituiu o repouso semanal e as férias remuneradas, a indenização do trabalhador demitido sem justa causa e proibiu o uso da mão-de-obra de jovens menores de 14 anos.
Permitiam a criação de fundações, institutos de pesquisa e a abertura de linhas de crédito que viabilizassem a modernização da economia por meio da expansão do