Fichamento
p. 7 O tema que a autora deste livro vai trabalhar é a economia e sociedade da civilização Greco-romana, do século X a.C ao V d.C. Civilização que atingiu diversas partes do mundo, mesclando vários povos e culturas, assim formando a chamada sociedade clássica.
p. 8
Ela irá expor alguns fatos marcantes sobre a economia e a sociedade: o caráter do regime de propriedade e as formas de exploração da terra e as formas de trabalho, a escravidão e a relação entre homem livre e escravo. Mesmo havendo escassez de fontes escritas, a arqueologia contribuiu com outros tipos de materiais.
p.9
Houve um grande período de formação, criação e amadurecimento até se chegar ao período clássico; com o apogeu da Pólis, o surgimento da democracia, os grandes filósofos e tudo que compunha a Hélade na Antiguidade.
p.10
A Grécia Clássica é marcada por três períodos: homérico(110-700), arcaico(700-500) e helenístico(336-146). Só que nesses períodos a maior parte da documentação provém de Atenas. E na antiga Hélade havia uma excessiva fragmentação, o que dificulta sistematizar de um modo geral.
p.11
Na década de 1950, com a decifração dos tabletes de argila escritos em Linear B, utilizada pelos micênios, provou que essa civilização já falava a língua grega, passando a fazer parte da cronologia grega, apesar das informações do mundo micênico possuírem traços do mundo oriental.
p.12
As informações do mundo grego a partir da invasão dórica aproximadamente ao ano 700 estão contidas nos poemas homéricos Ilíada e Odisséia. Poemas que dizem respeito ao período que se seguiu á queda da civilização micênica e eram realizadas no campo da literatura oral, através de aedos e rapsodos.
p.13
Os poemas Ilíada e Odisséia remetem-nos a três períodos históricos: a Idade do Bronze dos palácios micênicos, o mundo pós-dórios e a época vivida por Homero. Os relatos homéricos tentam