era vargas
Getulio: quando chegou ao poder, ele se transformou em um personagem centralizador, modernizador mas com fortes traços autoritários. De 1930 a 1945 foram os anos que mais tarde ficaram conhecidos como a “era vargas”. Industrialização: nos anos 30 e durante a década de 40 o mundo passava ppor vários conflitos e ficava cada vez mais difícil a importação de bens prontos, o que permitiu (quase obrigou) o pais a se modernizar e permitiu o crescimento Industrial. O aumento de Empregos gerou oportunidades para gv se popularizar na criação dos direitos dos trabalhadores.
ENSINO: toda esta industrialização e crescimento econômico exigia do pais profissionais cultos e mao de obra especializada. Assim foi implantado o ensino técnico e a melhora da qualidade de ensino e a padronização nos níveis secundários e universitários.
Ministerio da educação: o Ministerio da educação foi criado em 1930. O primeiro ministro foi Francisco campos. Seu maior feito foi um decreto favorecendo o ensino universitário ao ensino técnico. Mas seu sucessor “Gustavo Capanema” ficou mais tempo no cargo e fez mais: criação da unversidade do dist. Federal (rj) e a reforma do ensino secundário.
Era Vargas é o período da história do Brasil entre 1930 e 1945, quando o país estava sob a liderança de Getúlio Vargas e que compreende a Segunda e a Terceira República (Estado Novo).1 Essa época foi um divisor de águas na história brasileira, por causa das inúmeras alterações que Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.
A Revolução de 1930 marcou o fim da República Velha (com a deposição do presidente Washington Luís; a revogação daconstituição de 1891, com o objetivo de estabelecer de uma nova ordem constitucional; a dissolução do Congresso Nacional; intervenção federal em governos estaduais e alteração do