Era Cenozoica
Dividida em dois períodos distintos, o Período Terciário e o Período Quaternário, tinha comoprincipal característica o aparecimento de novas espécies depois da grande catástrofe (meteoro) que se abateu sobre a Terra no final da Era Mesozóica (responsável pela extinção dos dinossauros).
Alguns dos seres sobreviveram ao período de escassez de comida que se estendeu até ao início da Era Cenozóica, e foram evoluindo ao longo do tempo até ficarem como os que conhecemos hoje. A espécie principal aevoluir foi a dos mamíferos..
Houve muita atividade vulcânica e formaram-se os grandes maciços montanhosos do mundo, como os Andes, os Alpes e o Himalaia. A vida animal transformou-se lentamente no que hoje se conhece.
Período terciário
Durante o terciário, ocorreu um progressivo esfriamento climático (muito intenso nos mares), alternado com fases de aumento sensível da temperatura nos continentes. Caracterizou-se ainda pela intensidade dos fenômenos geológicos, sobretudo orogênicos, vulcânicos e ligados à elevação e rebaixamento das placas continentais.
Cinco grandes épocas formam o período terciário. No paleoceno, a partir de aproximadamente 66,4 milhões de anos, iniciaram-se as quedas de temperatura em escala planetária. O eoceno começou há 57,8 milhões de anos e, na Europa, se caracterizou pelo clima ameno, como demonstram muitos fósseis de palmeiras encontrados em extratos geológicos de diversas regiões européias. Durante o oligoceno, iniciado há 36,6 milhões de anos, intensificou-se a atividade orogênica. No mioceno, que começou há 23,7 milhões de anos, completou-se o dobramento de cadeias montanhosas como o Himalaia e os Andes. O plioceno, com suas diversas manifestações vulcânicas, teve início há 5,3 milhões de anos e durou até 1,6 milhão de anos atrás, quando teve início o período