cenozoica
Esta Era marca principalmente o aparecimento dos mamíferos e dos primeiros Hominídeos sobre a Terra e o aperfeiçoamento das espécies que já aqui habitavam no nosso Planeta.
É a mais recente e a menor das três Eras da história da vida, iniciou-se à 65 milhões de anos e permanece até aos dias de hoje. Foi também na Era Cenozóica que ocorreu a divisão das massas continentais e a divisão da Pangeia e a formação dos actuais oceanos (Atlântico, Pacífico, Índico e Árctico).
Dividida em dois períodos distintos, o Período Terciário (que compõe grande parte da Era Cenozóica), e o Período Quaternário (que é apenas constituído pelos últimos dois milhões de anos).
Periodo Quaternario tinha como principal característica o aparecimento de novas espécies depois da grande catástrofe (meteoro) que se abateu sobre a Terra no final da Era Mesozóica (responsável pela extinção dos dinossauros) .Alguns dos seres sobreviveram ao período de escassez de comida que se estendeu até ao início da Era Cenozóica, e foram evoluindo ao longo do tempo .
O Periodo Terciário é ainda dividido em dois sub-períodos: o Paleógeno e o Neógeno:
O Paleógeno é dividido em três épocas: Paleoceno, Eoceno e Oligoceno. Os mares do Paleógeno eram habitados por moluscos gastropodes e bivalves,ouriços do mar lulas, tubarões e peixes ósseos. Os foraminiferos eram abundantes. O Paleógeno é caracterizado como um período em que a Terra apresentava uma série de nichos vagos, antes ocupados pelos animais extintos no Cretáceo. Muitos desses nichos, antes ocupados pelos dinossauros, foram ocupados pelos mamíferos que, a partir disso, sofreram intensa radiação. Os continentes, que no Cretáceo passaram por franca deriva, atingiram uma configuração muito semelhante à atual. Entretanto, as Américas estavam separadas, o que ocasionou o desenvolvimento de uma fauna peculiar de mamíferos na América do