Equoterapia.
AUTORA: MELO, Lucyana Oliveira – Psicóloga da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE. Especialista em Psicologia Clínica em Psiquiatria e Psicoterapias de Orientação Psicanalítica.
INTRODUÇÃO: Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. Ela emprega o cavalo como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais. Tal atividade baseia-se em fundamentos técnicos-científicos, deve ser iniciada mediante parecer favorável de avaliação médica, psicológica e fisioterápica e deve ser desenvolvida por equipe multiprofissional com atuação interdisciplinar, com participação de maior número possível de áreas profissionais nos campos da saúde, educação e equitação.
OBJETIVO: Promover benefícios biopsicossociais às pessoas com deficiências físicas, pessoas com deficiência intelectual e deficiências múltiplas no âmbito terapêutico e de reabilitação física e/ou mental.
METODOLOGIA: O centro de Equoterapia da APAE dispõe de uma equipe multiprofissional, constituída de profissionais das áreas de saúde (fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, educador físico e médico), educação (psicopedagogo) e equitação, atuando de forma interdisciplinar. A equipe técnica realiza a triagem dos alunos que possuem indicação para o tratamento, estes são avaliados pelo médico e aqueles que estão aptos são atendidos 1 vez por semana com duração de 30 minutos. Antes do início do tratamento, cada praticante é avaliado pelos profissionais da equipe multiprofissional para se estabelecer os objetivos e planejar as atividades que serão desenvolvidas. Periodicamente o desenvolvimento de cada praticante e reavaliado para eventual modificação no programa. Atualmente, a equipe se desloca ao centro, 2 vezes por semana para o atendimento