equoterapia
O que é?
A equoterapia é uma atividade baseada em técnicas de equitação, sendo um tratamento complementar na recuperação e reeducação motora e mental de pessoas portadoras de necessidades especiais.
Equitação é a arte ou o exercício de montar à cavalo.
Mas por que o cavalo?
Primeiramente o cavalo exibe uma impressionante capacidade de se adaptar a circunstâncias e ambientes incomuns. Demonstra grande versatilidade e razoável disposição de submeter-se, dentro de certos limites, ao domínio do homem, mostrando boa vontade em cooperar e às vezes antecipando os desejos do cavaleiro.
Mas por que o cavalo?
Uma outra características é a de transferir lealdade, que antes era conferida a outro eqüino (o líder), a um ser humano e de obedecer a ordens transmitidas a ele por vários meios. O cavalo procura no ser humano o seu líder, e é por esta razão que é possível treiná-lo a realizar façanhas.
Mas por que o cavalo?
A partir da relação de troca entre cavalo e cavaleiro, pode-se observar que a montaria propicia diversas alterações significativas no processo habilitativo e/ou reabilitativo do portador de necessidades especiais
(PNE). A dinâmica Cavalo-PNE atende a um número incalculável de forças, efeitos, gestos e reações.
Mas por que o cavalo?
Embora todas estas características tenham contribuído para a escolha do cavalo, o que determinou definitivamente seu uso na prática da equoterapia foi à marcha do animal, uma vez que esta produz um balanceio harmônico e assemelha-se à marcha humana. Mas por que o cavalo?
A andadura do cavalo imprime movimentos tridimensionais, ou seja, em três eixos distintos para cima e para baixo, para um lado e para outro e para frente e para trás, que são estímulos somatossensorial, proprioceptivos e vestibulares para o praticante cavaleiro.
Metas da Equoterapia
A meta terapêutica é chegar ao máximo de função do praticante. A