equipe
“Equipe é um tipo especial de grupo em que, entre outros atributos, evidencia-se elevada interdependência na execução das atividades” (FIORELLI, 2004, p. 168).
Para Wagner III e Hollenbeck (1999 apud FIORELLI, 2004, p. 169) “na equipe, os membros são responsáveis pelo desempenho de funções diferentes e que ‘aptidões, conhecimento, experiência e informação se distribuem de forma desigual’ entre os integrantes”.
Na concepção de Vergara (1999 apud FIORELLI, 2004, p. 169) “para que o conjunto de pessoas se torne uma equipe é preciso que haja um elemento de identidade, elemento de natureza simbólica, que uma as pessoas, estando elas fisicamente próximas ou não”.
O conceito de equipe deve ser entendido de modo dinâmico. Em uma equipe existe o vínculo emocional e uma interdependência para alcançar os objetivos.
3 VANTAGENS DO TRABALHO EM EQUIPE
Fiorelli (2004, p. 172) apresenta, a seguir, as vantagens de promover-se o trabalho em equipe:
Melhor tratamento das informações
Os integrantes de equipes comparam, com maior facilidade e transparência, suas percepções e pensamentos a respeito das informações, reduzindo interpretações subjetivas.
Isso acontece porque as equipes favorecem a franqueza, a confiança mútua e o respeito, proporcionando ao indivíduo maior segurança para expor suas opiniões.
Ao mesmo tempo, elas possibilitam a emergência, em foro apropriado ao debate, de pontos de vistas diferentes, muitas vezes complementares ou opostos.
Redução de ansiedade nas situações de incerteza
Em especial nas situações de mudanças na Organização, as equipes contribuem para reduzir a ansiedade pelo o fato de favorecerem o apoio mútuo; por contribuírem para a eliminação da crença incorreta, de cada integrante, de que outras pessoas não possuem a mesma ansiedade e por constituírem um palco para treinar ou experimentar novos comportamentos, quando as transformações o exigem.
Maior geração de ideias
Diversas pessoas, tratando de um