Equipe
OBJETIVO(S) DO TRABALHO:
Deverá incluir sumariamente qual ou quais os objetivos do trabalho a realizar.
INTRODUÇÃO
Nesta parte do relatório deve ser introduzido o trabalho experimental a realizar, bem como as noções teóricas que servem de base ao mesmo.
A introdução deve conter a informação essencial à compreensão do trabalho.
A introdução deve apresentar o tema geral do trabalho experimental.
Poderá ser uma breve explicação do princípio científico estudado ou então uma referência aos produtos/materiais que estão a ser testados.
Poderá referir-se a utilidade e alcance do trabalho laboratorial desenvolvido."
Pode indicar alguma informação acerca do tema em estudo, nomeadamente, parâmetros com as quais se pretende comparar os resultados obtidos e as previsões, ou seja, os resultados que se esperam obter.
Exemplos:
- na identificação de um metal por determinação da sua densidade pode fornecer-se um quadro com valores da densidade de vários metais.
- na determinação do ponto de fusão ou ebulição de determinada substância devem indicar-se os valores obtidos através da pesquisa bibliográfica.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Deve ser sintético mas preciso, contendo, no entanto, informação suficiente de modo que, no caso da experiência vir a ser repetida por outrem, possam ser obtidos resultados idênticos.
Pode apenas referir a origem do procedimento experimental ( pg tal do livro tal…), indicando as alterações que possam ter sido introduzidas ao protocolo.
MATERIAL E REAGENTES:
Deve incluir todo o material devidamente identificado.
Deve incluir todos os reagentes utilizados e as suas características ( concentração, estado físico…)
ESQUEMA DE MONTAGEM
Figuras ou fotos das montagens laboratoriais efetuadas.
REGISTO DE MEDIÇÕES/DETERMINAÇÕES EXPERIMENTAIS (use tabelas e/ou gráficos)
A