Equipamentos Topográficos
EQUIPAMENTOS TOPOGRÁFICOS
Gabriela Lucena
II Semestre – Arquitetura & Urbanismo, Vespertino - D Matéria: Topografia, aerofotogrametria e sensoriamento remoto.
Profª: Maria Regina
SÃO PAULO, 10 DE SETEMBRO DE 2013
INTRODUÇÃO
A topografia é o estudo e representação da forma da Terra, ou parte dela. Cabe a esta promover e completar a configuração dos detalhes naturais ou artificiais que estejam contidos em limitadas regiões estudadas e representá-los em mapas, cartas ou plantas topográficas, objetivando atender as necessidades relacionadas com finalidades diversas. Neste trabalho, serão apresentados alguns dos muitos equipamentos topográficos existentes.
Baliza
São utilizadas para manter o alinhamento, na medição entre pontos, quando há necessidade de se executar vários lances.
O processo de medição com trena requer a utilização de balizas, que são empregadas com o objetivo de demarcar ou balizar um alinhamento no terreno. Elas podem ser de madeira ou tubo de aço. As de madeira possuem secção sextavada ou oitavada, com comprimento de 2m e uma das extremidades terminada em ponta de ferro; são divididas e pintadas de branco e vermelho de 50 em 50 cm, para que possam ser facilmente visualizadas à distância. Podem ser inteiriças, dobráveis ou de encaixe (madeira) ou em duas partes rosqueáveis (de aço), para facilitação do transporte.
O modo correto de utilizá-las é na posição vertical, para isso deve-se segurá-la levemente com as pontas dos dedos das mãos e em coincidência com o ponto topográfico, mantendo-se atento ao sinal do operador do instrumento. Uma maneira prática de verticalizar a baliza é mantê-la suspensa do topo do piquete; assim, a ação da gravidade indica a posição vertical.
Imagens:
Teodolito
Os teodolitos são equipamentos destinados à medição de ângulos verticais ou direções horizontais, objetivando a determinação dos