Equipamento topografico
O homem sempre necessitou conhecer o meio em que vive, por questões de sobrevivência, orientação, segurança, guerras, navegação, construção, etc..
Essa necessidade de representar, graficamente e em proporções reduzidas, uma porção da superfície da Terra, com todos os acidentes ali existentes, que lhe pareçam importantes: acidentes naturais (montanhas, vales, rios, lagos, serras, etc.) e artificiais (casas, estradas, divisas, povoados, pontes, etc.).
Se esta porção de superfície a representar for de tal extensão que não se necessite considerar a forma da Terra, tal constitui o objeto da Topografia.
Com o tempo surgiram técnicas e equipamentos de medição que facilitaram a obtenção de dados para posterior representação. A Topografia foi uma das ferramentas utilizadas para realizar estas medições como veremos no decorrer da apresentação do nosso trabalho.
2. Objetivo geral O objetivo geral da realização desse trabalho é de situar a Topografia entre as ciências, salientando os conhecimentos necessários ao seu estudo e à sua aplicação, através do embasamento teórico relacionado com os métodos topográficos, assim como estudar a morfologia e o funcionamento dos equipamentos topográficos.
2.1 Objetivos específicos
- Proporcionar ao estudante de Engenharia Civil na disciplina de Topografia I, o desenvolvimento de conhecimentos básicos e aplicados de Topografia, capacitando-o ao manejo e utilização de equipamentos necessários para a execução de trabalhos topográficos e executar levantamentos topográficos planialtimétricos;
- Conhecimento de novas práticas de utilização dos instrumentos topográficos que atendem às exigências atuais do mercado de trabalho;
- difusão do conhecimento e da ciência.
3. Topografia 3.1 História
“Historicamente, a prática da Topografia remonta à época dos caldeus e egípcios, cujos métodos repassaram aos gregos”. Da necessidade de resolver os problemas criados com as inundações