Equipamentos - radiologia
Curso Técnico de Radiologia
Ana Paula Rodrigues
Juliana Miranda Cardoso dos Santos
Sibele Cristina Silva
Stephanie Pássaro
EQUIPAMENTOS
São Paulo
2013
CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE - INSTITUTO DO CORAÇÃO - FUNDAÇÃO ZERBINI
Curso Técnico de Radiologia
EQUIPAMENTOS
Trabalho apresentado à Disciplina de Tecnologia do Equipamento e Avaliação da Imagem do Curso Técnico de Radiologia, turma RX1 13/14, orientado pelo Prof. Cristiano dos Santos Silva.
São Paulo
2013
1. Densitometria óssea
1.1. Absorciometria de energia dupla de raios x (DEXA)
A absorciometria de energia dupla de raios x (DEXA) é capaz de medir partes centrais do esqueleto, como coluna e fêmur. Comparado a outros métodos, possui alta acurácia diagnóstica e baixa dose de comparação. É a técnica mais utilizada atualmente.
Absortimetria de raios-x em duas energias (DEXA) é uma técnica amplamente usada para a mensuração de massa e densidade mineral óssea (DMO). A absortimetria computadorizada de raios-x convencionais em duas energias (CDEXA) difere de DEXA na forma como os dados de absorção de raios-x são adquiridos, mas emprega algoritmo matemático similar para a computação dos dados absortimétricos.
Sistemas CDEXA têm algumas características interessantes, como maior resolução espacial e menor área para alocação do equipamento em relação a sistemas DEXA, imagens radiográficas nativas possibilitando análise radiológica para confiabilidade do resultado densitométrico, menor investimento total possibilitando uso disseminado e mais abrangente na população, doses de radiação estimadas em 1,3 mSv e 2,6 mSv respectivas à avaliação de quadril e de coluna, e provável aumento da especificidade diagnóstica pela razão de ser possível a análise