Equipamentos de radiologia
Definição de contusões
A contusão é uma lesão sem fraturas dos tecidos moles do corpo. Ela é gerada pelo impacto mecânico de um agente externo sobre uma parte do corpo.
É comumente chamado de hematoma,roxo,equimose e galo.
É uma doença geralmente benigna. No entanto, pode ser acompanhado por uma lesão subjacente.
Causas das contusões
O agente agressor lesiona o tecido mole no ponto de impacto,rompendo os pequenos vasos.O sangue é liberado e se infiltra nas proximidades,tais como a pele. Ao mesmo tempo,a inflamação que se segue, priva a chegada de oxigênio para a lesão. Esta asfixia é a causa da cor azul.
Um traumatismo mais sério também pode atingir os músculos ou tendões. A lesão das terminações nervosas provoca dor. As contusões mais sérias podem ainda atingir órgãos internos como o cérebro, fígado,baço,rins ou pulmões.
Os golpes causados por objetos contundentes causam principalmente, a equimose. Elas ocorrem durante atividades esportivas mas também em outras circunstâncias,como incidentes
Domésticos,escolares,profissionais ou até mesmo em acidentes de transito.A compressão suficientemente potente ou o bloqueio de uma parte do corpo também cria hematomas.
As mulheres são muitas vezes mais vulneráveis ás contusões do que os homens ,sendo as alterações hormonais a razão .O risco de contusões aumenta com a idade , sendo o efeito do envelhecimento dos vasos sanguíneos e da pele ,que explica este fenômeno.
Diversos fatores expõem cada individuo ás contusões ,até mesmo o menor choque.Pessoas que não comem alimentos frescos e crus têm capilares frágeis e são mais susceptíveis a sofrerem contusões.O mesmo acontece com aquelas que possuem carência de vitamina c.Pessoas que não bebem água suficiente também são mais susceptíveis.
Doenças como a leucemia e outros cânceres,hemofilia,distúrbios da coagulação do sangue e afecções do fígado,também pode ser manifestados por contusões.Alem disso, alguns medicamentos,como