Trab
Introdução
Para conhecer as propriedades e características dos materiais são feitos ensaios, geralmente em laboratórios especializados, e segundo normas técnicas especificas que permitam obter resultados confiáveis.
Nesta atividade de laboratório serão feitos Ensaios de Resistência a Tração de Barras de Aço segundo a norma brasileira ABNT correspondente. .
Este ensaio tem como objetivo determinar algumas propriedades mecânicas do aço que são muito importantes para os engenheiros no cálculo de estruturas com este material.
Desenvolvimento da atividade
Os alunos participarão num ensaio demonstrativo realizado com um corpo de prova de aço, utilizando a Máquina de Ensaios que vai aplicando cargas (forças) progressivamente e um Extensômetro especial, que permite medir as deformações da barra segundo vai aumentando a carga.
A Máquina e o Extensômetro estão acoplados a um computador que registra os dados de força e deformação e que ao final, mediante um software, desenha o diagrama de tensão – deformação específica e calcula a tensão de escoamento, a tensão a tração máxima, a deformação específica de ruptura e o módulo de elasticidade.
Para que o software desenhe o diagrama e realize os cálculos com os dados que fornecem a Máquina de Ensaio e o Extensômetro, devem ser dados previamente pelo laboratorista, o diâmetro da barra e o comprimento desta onde é medida a deformação.
Terminado o ensaio e analisados os resultados serão dados aos alunos tabelas com resultados de ensaios (deformações e forças) feitos a outros corpos de prova e materiais para que mediante cálculos, e sem usar o software do computador acoplado à Máquina de Ensaio e ao Extensômetro, desenhem o diagrama de tensão - deformação específica, determinem limite de proporcionalidade, módulo de elasticidade, tensão de escoamento, tensão de tração máxima, tensão de ruptura e deformação específica de ruptura.