Equipamentos Domésticos
(Trabalho Autónomo)
Realizado por: Catarina de Melo Serra, nº8, Turma FSI
Electrodomésticos
Os electrodomésticos, nos dias de hoje, são utilizados quase de maneira igual, tanto por mulheres como por homens.
No passado isso não acontecia: havia electrodomésticos que só eram usados quase exclusivamente pelo sexo feminino, do qual se destacam alguns exemplos: a varinha mágica, o fogão, torradeira, o aspirador (este só era utilizada pelo homem quando fosse para limpar o seu carro).
Com outros electrodomésticos acontecia o contrário: eram apenas manuseados pelo homem (os aparafusa dores eléctricos berbequins, serras …).
No primeiro caso, o uso actual, quase igual, destes aparelhos pode dever-se ao interesse crescente que o homem moderno desperta pela culinária e, pela razão ainda maior da necessidade de dividir as tarefas domesticas.
Hoje em dia as mulheres trabalham fora de casa e têm menos tempo para assumir por completo o cuidado da casa, precisando assim que os homens usem de igual forma certos electrodomésticos.
No segundo caso dos aparelhos que só se destinavam aos homens no passado, agora também há um crescente uso por parte das mulheres. Trabalhos simples de bricolage e decoração que incentivam a mulher a executar tarefas relativamente fáceis e que muitas das vezes solucionam problemas lá de casa e com resultados de finalização por vezes de grande satisfação, evitando contratar serviços especializados para o efeito, que muitas das vezes praticam preços exorbitantes. Onde talvez ainda se note maior diferença nos diferentes usos dos electrodomésticos familiares entre sexos, é provavelmente, nos que tocam ao uso dos cuidados pessoais, de higiene e beleza.
São muito mais utilizados pelas mulheres os secadores de cabelo, massagem para os pés, placas de esticar o cabelo, máquinas depilatórias, etc.
Os homens apenas usam máquinas de barbear eléctricas embora a grande maioria ainda prefira a lâmina tradicional que também vem evoluindo com