Etapas Crianças
Alguns pais temem dizer “não” ao seu filho e permitem atitudes e comportamentos não desejáveis enquanto bebé. Com isso, os desejos e imposições infantis aumentam e ficam mais fortes. Não se deve esquecer que um dia esta criança vai crescer e tornar-se insuportável, tanto para quem vê de fora, como para os próprios pais que não saberão lidar com as consequências de uma educação permissiva.
Se os pais deixarem a condescendência de lado e, com sensibilidade, mostrarem ao bebé até onde ele pode chegar, estão a fazê-lo sentir-se amado e seguro.
Educar uma criança é um longo e constante exercício de utilizar "sim" ou "não" para as suas atitudes e reacções, e muitos pais, depois de um dia cansativo, relaxam na “missão” de impor limites claros para os filhos.
(Aqui estão os tais primeiros parágrafos de que tínhamos falado para dar inicio ao trabalho) – alterem alguma coisa se acharem que esta mal ou incompleto.
(Explicamos que para além de falar das fases da criança até aos 5 anos achamos importante focar uma introdução com base no papel dos pais na educação desde cedo)
(de seguida e por fim passamos á descrição de cada uma das fases)
Recém-nascido: o bebé começa a compreender assim que nasce.
Por exemplo: até ao 3º dia já escuta e reage quando lhe falam e o seu olhar é fixo;
Até ao 18º dia reconhece a mãe e orienta a cabeça em direção aos sons que ouve;
E ao 24º dia possui vocabulário de sons e contrai a boca quando a mãe fala.
Nesta fase os pais devem estimular os sentidos do bebé falando e cantando para ele, abraçando-o e embalando-o.
De 4 a 8 semanas: já adequa o comportamento ao tom da voz da mãe;
Faz