Equipamentos de proteção individual: adesão entre acadêmicos da área da saúde
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL: ADESÃO ENTRE ACADÊMICOS DA ÁREA DA SAÚDE
Projeto de Pesquisa elaborado como requisito para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso de Odontologia pelas Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA.
Orientador(a): Profº.
Porto Velho/RO
2012
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL: ADESÃO ENTRE ACADÊMICOS DA ÁREA DA SAÚDE
1. JUSTIFICATIVA
O presente estudo será realizado com o objetivo de verificar a postura em relação ao uso e manuseio dos equipamentos de proteção individual pelos alunos dos cursos de graduação da área de saúde da Faculdade Integrada Aparício Carvalho, trata de estudo de campo exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa, com coleta de dados primários, mediante questionário estruturado, onde os dados serão tabulados e transformados em tabelas. A relevância do estudo para evitar o risco de infecção cruzada é constatado por Tipple et al. ¹ (2007) as doenças ocupacionais são resultantes de exposições a agentes físicos, ergonômicos, químicos e biológicos presentes no local do trabalho.
Tendo em vista que esses alunos, que estarão em breve atuando no mercado de trabalho como profissionais da área de saúde, Souza et al.² (2008) destacaram que os profissionais de saúde precisam adquirir uma postura segura em relação ao uso dos EPIs durante a execução dos procedimentos a fim de garantir o máximo de proteção, não só a este profissional, mas também à equipe e ao paciente.
2. OBJETIVOS
Objetivos Gerais
Verificar o nível de adesão ao uso dos EPIs, pelos acadêmicos dos cursos da área da saúde.
Objetivos Específicos
• Avaliar as informações que os alunos possuem sobre o uso dos equipamentos de proteção individual.
• Identificar a frequência com que os alunos têm adotado o uso dos EPIs, em suas práticas rotineiras.
• Discutir a importância dos EPIs, para a proteção do aluno durante o exercício de