Artigo cultura organizacional
*Fernanda Fertmane
** Bernadete Konzen
RESUMO
Este trabalho apresenta uma análise da cultura organizacional, clima organizacional, relações de poder existente em um escritório contábil. Focando mais especificamente em questões de comunicação, hierarquia, salário de acordo com o mercado, se os objetivos de cada setor são de conhecimento de todos e se as metas são alcançadas.
Palavras-chaves: Cultura Organizacional, Relações de Poder, Clima Organizacional
INTRODUÇÃO
Foi realizada uma entrevista com todos os funcionários de um escritório, a fim de analisar a cultura organizacional e relações de poder existente naquele ambiente. Primeiramente temos que entender este termo para fazer as devidas análises. Segundo Nassar (2000) cultura organizacional é:
o conjunto de valores, crenças e tecnologias que mantém unidos os mais diferentes membros, de todos os escalões hierárquicos, perante as dificuldades, operações do cotidiano, metas e objetivos. Pode-se afirmar ainda que é a cultura organizacional que produz junto aos mais diferentes públicos, diante da sociedade e mercados o conjunto de percepções, ícones, índices e símbolos que chamamos de imagem corporativa.
Complementando essa ideia, Vergasta (2001) afirma que “a cultura organizacional não é algo pronto e acabado, mas está em constante transformação, de acordo com sua história, os seus atores e com a conjuntura.” Sabemos que mesmo uma empresa que atue no mesmo ramo que outra, ela apresenta características singulares, então percebe-se assim que a cultura organizacional varia de empresa para empresa, pois existe inúmeras variáveis em questão.
Para poder analisar a cultura organizacional deste escritório, foi colocado em questão diversos fatores, tais como: a missão, os valores e o objetivo da empresa, como se dá a comunicação no ambiente de trabalho, se as regras são compridas por todos os colaboradores, como são impostas as metas, etc.