Equipamentos de movimentação
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Taboão da Serra
Dezembro/ 2012
ATPS
DE
Administração Orçamentária
Trabalho apresentado como avaliação parcial da
Disciplina de Administração da Produção e Operações do Curso de Administração de Empresas da
Universidade Anhanguera.
Orientador Prof. Ricardo
Taboão da Serra
Dezembro/2012
Introdução.
Equipamentos de movimentação motorizados ou não, são usados para movimentar cargas, em percursos variáveis com superfícies ou espaços apropriados, onde a função é transportar e/ou manobrar. Os equipamentos de movimentação possui grande parcela na produtividade da empresa, caso estes equipamentos estejam de acordo com a necessidade do armazém é certo que os resultados positivos virão à tona.
A seguir mostrarei alguns exemplos, destes importantíssimos equipamentos de movimentação.
Tipos de Equipamentos de movimentação dentro de armazéns.
Esteiras
A esteira consiste em um “picking” em nível de caixas que formarão o pallet. Ela possui três subsistemas básicos: de união (onde as caixas se encontram), de indução (identificação e definição para onde vai o produto) e de separação (onde ocorre a separação do volume). Existem três tipos básicos de esteiras. São eles: com rodas, cinto e rolos. A escolha do tipo mais adequado dependerá de uma série de fatores, dentre eles; o tamanho e estabilidade do material, se a esteira é horizontal ou inclinada, o peso do produto e o custo. A esteira com rodas é o tipo mais econômico, sendo excelente para o transporte de grandes distâncias. Vários produtos são adequados, entre eles: caixas com fundo plano, caixas de aço, madeira ou plástico. Ela não é apropriada para produtos que escorreguem com facilidade.
A esteira com cinto é a mais versátil, podendo ser usada para uma grande variedade de produtos. Duros ou macios, com formas regulares ou irregulares, esteiras horizontais ou inclinadas, etc.