equipamento va. se. fuuu
PÓS-GRADUAÇÃO “LATU SENSU”
PROJETO A VEZ DO MESTRE
EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL
Aline Souza de Jesus
Rio de Janeiro, fev. 2006.
UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES
PÓS-GRADUAÇÃO “LATU SENSU”
PROJETO A VEZ DO MESTRE
EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL
Objetivos: Este trabalho atende a complementação didático-pedagógica de metodologia da pesquisa e a produção e desenvolvimento de monografia para o curso de pós-graduação em Auditoria e Controladoria.
Aline Souza de Jesus.
AGRADECIMENTOS
A Deus, por se fazer sempre presente em todos os momentos da minha vida. Sou imensamente grata.
Ao corpo docente do Projeto “A Vez do Mestre”, que contribuíram através de seus conhecimentos, para o meu aperfeiçoamento e atualização.
DEDICATÓRIA
A minha família, pelo apoio recebido.
A todos os profissionais da área, e interessados, de forma que o mesmo, possa servir de incentivo e esclarecimentos em nossa jornada.
RESUMO
As empresas com ações negociadas em bolsa, denominadas Companhias
Abertas, são obrigadas a apresentar, a cada trimestre, um relatório com seus principais resultados. Convém ressaltar que as empresas de capital fechado utilizam metodologia similar para avaliação de seus resultados, de forma a poderem se comparar com aquelas cujas informações são publicadas.
A terminologia utilizada nos relatórios e a própria definição dos indicadores varia de empresa para empresa, o que obriga a qualquer pessoa que queira analisá-los a entender os critérios utilizados pela companhia, em especial se o objetivo é fazer uma análise mais aprofundada de diversos períodos da mesma empresa ou uma comparação entre duas empresas do mesmo segmento. Existem algumas informações dos relatórios cuja apresentação é exigida das empresas pela CVM. Quanto a estas, os órgãos fiscalizadores procuram uniformizar os critérios e as definições.
O objeto deste trabalho é apresentar o método de equivalência patrimonial, com o objetivo de