EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
São empregados para proteger o pessoal da área de saúde do contato com agentes infecciosos, tóxicos ou corrosivos, calor excessivo, fogo e outros perigos. A roupa e o equipamento servem também para evitar a contaminação do material em experimento ou em produção. São exemplos:
LUVAS
As luvas são usadas como barreira de proteção prevenindo contra contaminação das mãos ao manipular material contaminado, reduzindo a probabilidade de que microrganismos presentes nas mãos sejam transmitidos durante procedimentos.
O uso de luvas não substitui a necessidade da LAVAGEM DAS MÃOS porque elas podem ter pequenos orifícios inaparentes ou danificar-se durante o uso, podendo contaminar as mãos quando removidas. Usar luvas de látex SEMPRE que houver CHANCE DE CONTATO com sangue, Fluídos do corpo, dejetos, trabalho com microrganismos e animais de laboratório. Usar luvas de PVC para manuseio de citostáticos (mais resistentes, porém menos sensibilidade).
*Lavar instrumentos, roupas, superfícies de trabalho SEMPRE usando luvas.
*NÃO usar luvas fora da área de trabalho, NÃO abrir portas, NÃO atender telefone.
*Luvas (de borracha) usadas para limpeza devem permanecer 12 horas em solução de
*Hipoclorito de Sódio a 0,1% (1g/l de cloro livre = 1000 ppm). Verificar a integridade das luvas após a desinfecção.
*NUNCA reutilizar as luvas, DESCARTÁ-LAS de forma segura.
JALECO
Os vários tipos de jalecos são usados para fornecer uma barreira de proteção e reduzir a oportunidade de transmissão de microrganismos. Previnem a contaminação das roupas do pessoal, protegendo a pele da exposição a sangue e fluidos corpóreos, salpicos e derramamentos de material infectado.
São de uso constante nos laboratórios e constituem uma proteção para o profissional.
Devem sempre ser de mangas longas, confeccionados em algodão ou fibra sintética (não inflamável).
Os descartáveis devem ser resistentes e impermeáveis.
Uso de jaleco é