equipamento construção civil
Antes das máquinas, todas as tarefas eram manuais.
Demandavam muito tempo e muita mão de obra. As máquinas pesadas surgiram para permitir a demolição/construção de obras grandes com facilidade e agilidade. É um trator que possui esteira (dar maior aderência, pois a superfície de contato é maior) e tem como finalidade cortar o solo; Exemplos de uso: retirar a matéria orgânica/material mais solto do solo para fazer a base de uma estrada, subsolo de um prédio, criar um loteamento ou até movimentar lixo em um aterro sanitário (lixão).
É um trator dotado de uma pá, cujo objetivo é carregar/transferir material de um lugar para o outro;
Exemplos de uso: Carregar um caminhão e movimentar minério dentro de um pátio (Vale).
É um trator dotado de 6 rodas e uma lâmina central. O objetivo deste equipamento é espalhar um material que se pretende compactar, bem como regularizar uma base ou cortar um talude (barranco).
Exemplos de uso: espalhar material para posterior compactação para construir uma estrada ou galpão ou regularizar um barranco próximo a uma BR.
É um trator com uma pá montada na frente e outra pequena na traseira do veículo, diferente de um trator, que é usado para puxar cargas a retroescavadeira é empregada nas construções.
É um caminhão usado para o transporte de cargas na construção civil, normalmente o concreto e obedece as normas internacionais.
O betoneira, assim denominado também no meio da construção civil, deve obedecer à capacidade máxima de volume definido pelo fabricante.
A base da prestação de serviços de concretagem está nos caminhões betoneira, pois ao contrário do que pode parecer, estes veículos são responsáveis não apenas pelo transporte do concreto até a obra, mas por toda a mistura e homogeneização dos materiais componentes do concreto.
A movimentação da betoneira se dá através de duas pequenas alavancas,