Materiais e equipamentos de construção civil
São materiais usados na Construção Civil, como o nome já diz, são pré- fabricados, já vem pronto para serem usados no local. Podem ser vários os tipos de materiais pré-fabricados: Estruturas metálicas, painéis de concreto, fundações rasas, pilares, vigas, lajes, etc. O Drywall (Sistema drywall consiste numa edificação de paredes de gesso que são mais leves e com espessuras menores que as das paredes de alvenaria. São chapas fabricadas industrialmente mediante um processo de laminação contínua de uma mistura de gesso, água e aditivos entre duas lâminas de cartão. Tais sistemas são usados somente em ambientes internos das edificações, para os fechamentos externos, o sistema deverá utilizar perfis de aço estruturais (steel frame) e chapas cimentícias (resistentes à ação de ventos e chuvas). O método está sendo muito utilizado na construção civil, principalmente para áreas comerciais. As paredes de gesso drywall permitem instalações elétricas e hidráulicas através do sistema de fixação a pólvora em tetos ou aparafusadas em perfis de aço galvanizado. Além disso, adaptam-se a qualquer estrutura, como aço, concreto ou madeira). Também é um exemplo de pré- fabricado.
São produzidos fora do canteiro de obras, deixando para o local da obra somente a junção e montagem de todos os elementos.
O uso de materiais pré-fabricados tem sido proposto e realizado nos casos em que o tempo é fator fundamental e de prioridade.
Com o pré-fabricado, a execução da obra é realizada em curto prazo, com baixo custo na mão de obra e manutenção. Com o Pré-fabricado existe uma redução significativa na perda de materiais, ou seja, uma obra sustentável, barata, prática e eficiente.
Entre as vantagens está a garantia em curto prazo do retorno por investimento.
É possível também fazer o planejamento para definir o processo, após definido, é só otimizar as etapas da execução. Outra vantagem é a fabricação das partes de concreto