Equilíbrio
velocidades se igualam dizemos que a reação química atingiu o equilíbrio químico.
É uma situação especial que ocorre com algumas reações químicas.
No momento em que a reação química atinge o
EQUILÍBRIO QUÍMICO as concentrações dos seus participantes permanecem constantes.
São reações ou processos que reagentes e produtos são consumidos e produzidos ao mesmo tempo. Os reagentes e produtos das reações reversíveis são separados por uma dupla seta.
Consideremos um sistema em equilíbrio químico, com as substâncias A, B, C e D. No equilíbrio, as velocidades V1 e V2 são iguais e as concentrações das substâncias A, B, C e D são constantes. Se, por algum motivo, houver modificação em uma das velocidades, teremos mudanças nas concentrações das substâncias.
Esta modificação em uma das velocidades ocasiona o que denominamos de DESLOCAMENTO DO EQUILÍBRIO, que será no sentido da maior velocidade.
No início da reação a velocidade direta é máxima, pois temos uma maior concentração do reagente. E, a velocidade da reação inversa é nula, pois não temos, ainda, um produto. À medida que a reação se processa a velocidade da reação direta diminui e da reação inversa aumenta. No momento em que as duas
Porém, após certo tempo, a reação volta a estabelecer um novo equilíbrio químico, mas com valores de concentrações e velocidades diferentes das iniciais.
Podemos generalizar dizendo que um aumento de temperatura desloca o equilíbrio no sentido endotérmico, e a diminuição de temperatura desloca o equilíbrio no sentido exotérmico. Alterações de pressão influenciam em equilíbrios que possuem espécies químicas no estado gasoso:
> O aumento de pressão sobre o sistema desloca o equilíbrio químico no sentido do menor volume na fase gasosa.
> a diminuição de pressão sobre o sistema desloca o equilíbrio químico no sentido do maior volume na fase gasosa
Nos equilíbrios iônicos, também são definidos um grau de ionização ( ) e uma