Equilíbrio Térmico
Matéria: física.
Série: 2 ano.
Alunos:
Equilíbrio térmico
Rio do sul 2012
Objetivo
O trabalho visa explicar, por meio de cálculos e experiências, como e porque ocorre a troca de calor entre duas substancias iguais ou diferentes, sem necessariamente estarem em contato direto com o outro corpo. O trabalho também visa calcular o equilíbrio térmico das diferentes substancias qual a temperatura que os corpos vão atingir após ocorrer o equilíbrio térmico.
Materiais
Materiais utilizados:
1 – recipiente côncavo metálico;
2 – recipiente de vidro maior que o recipiente metálico;
3 – rabo quente;
4 – termômetro;
5 – água.
Procedimento
Primeiramente enchemos os dois recipientes com água mais ou menos até a metade e medimos suas temperaturas com o termômetro. Depois colocamos os recipientes, o metálico e o de vidro um dentro do outro. Em seguida nós ligamos o rabo quente e o mergulhamos no recipiente menor que estava por cima. Depois de alguns segundos colocamos novamente o termômetro na água que agora estava mais quente do que antes e em fim colocamos o termômetro no recipiente que estava por baixo e percebemos que agora a água estava morna nos dois recipientes.
Resultados
Percebemos que a substancia, água, transferiu calor para uma outra substancia que no caso também era água só que estava mais fria e em outro recipiente, ocasionando assim um equilíbrio térmico.
Conclusão O objetivo foi alcançado. O que concluímos da experiência é que adicionando um corpo de temperatura quente a um corpo frio ou temperatura ambiente ela absorvera calor do mais quente, o corpo mais frio sempre puxa calor do mais quente ate o ponto que nenhuma vai fornecer mais calor para a outra, ocasionado um equilíbrio térmico. E isso depende do calor especifico e da massa de cada corpo. O ponto de equilíbrio normalmente ocorre mais de pressa, ou seja, o fluxo de calor se move