Equilíbrio térmico
Tanto A como B emitem e absorvem calor
De acordo com a figura acima, vemos que os dois corpos estão, ao mesmo tempo, emitindo e absorvendo energia (calor). Mas como vimos que a temperatura do objeto A é maior do que a de B (TA > TB), podemos dizer que a potência que o objeto A emite é maior do que a potência emitida pelo objeto B.
Ao ser atingido o equilíbrio térmico, os objetos ainda continuam a emitir e a receber calor
Como podemos ver na figura acima, após algum tempo veremos que as temperaturas dos objetos ficaram iguais a T, isto é, atingiram o equilíbrio térmico. Mesmo atingindo o equilíbrio térmico os objetos continuam emitindo e recebendo calor, mas de modo que para cada corpo, a potência emitida é igual à potência absorvida. Assim, podemos dizer que o ganho líquido de energia é igual a zero, ou seja, nulo.
Passagem de calor de A para B por irradiação e por condução
Caso tivéssemos colocado os corpos em contato, como na figura acima, enquanto TA > TB teríamos transferência de energia (calor) de A para B, de dois modos:
- transferência pelo contato, com moléculas de A transferindo uma parte de sua energia para B, isto é, transmissão de calor por condução.
- transferência por irradiação de ondas eletromagnéticas.
Se os corpos A e B não estivessem envolvidos por paredes isolantes e estivessem longe de qualquer fonte de calor, eles perderiam energia pelo processo de irradiação e suas temperaturas diminuiriam