Equilíbrio químico e iônico
As reações químicas podem ocorrer de várias maneiras, em alguns casos elas ocorrem de forma completa, ou seja, os reagentes são consumidos durante o processo. Por exemplo, quando queimamos uma folha de papel essa passa a não existir mais, de forma que é impossível recuperar sua forma original. Esse tipo de reação se classifica como irreversível.
Em contrapartida, existem as reações reversíveis, onde os produtos podem se converter à forma inicial, elas podem ocorrer em processos químicos e físicos e são identificadas pela seta dupla:
[pic]
Se você colocar água líquida em um recipiente fechado vai ter uma reação reversível através da equação:
H2O (l) [pic] H2O (v)
As moléculas de água no estado líquido passam para o estado de vapor continuamente, e ao mesmo tempo a água evaporada retorna para o estado inicial (líquido). Quando a velocidade de vaporização se iguala à de condensação, o sistema entra em equilíbrio.
A quantidade de espécies participantes não precisa ser igual em uma reação para esta atingir o equilíbrio, basta que se mantenham constantes. Assim sendo, não importa a quantidade de água líquida e vapor, o importante é que o recipiente se mantenha fechado para que as moléculas não escapem para o meio externo.
O Equilíbrio químico em uma reação surge desta propriedade, a de manter os reagentes numa constante transformação.
Equilíbrio Iônico
Equilíbrio iônico é o estudo dos equilíbrios químicos envolvendo soluções aquosas de ácidos fracos e bases, que apresentam partículas iônicas e moléculas não ionizadas.
Ácidos (Ka)
HA H+ + A-
Ka = [H+] . [A-] / [HA-]
Ex: HCl H+ + Cl-
Ka = [H+] . [Cl-] / [HCl-]
Bases (Kb)
BOH B+ + OH-
Kb = [B+] . [OH-] / [BOH]
Ex: KOH K+ + OH-
Kb = [K+] . [OH-] / [KOH]
Constante de Ionização
Para ácidos: Ka
Maior Ka = maior força ácida
Para Bases: Kb
Maior Kb = maior força básica
Grau de Ionização (α)
É a grandeza que indica a porcentagem do ácido