Equilíbrio hidroeletrolítico do recém nascido
MANUSEIO ΗIDROELETROLÍTICO
NO RECÉM-NASCIDO
CANOAS
2014
BIANCA PEREIRA ALVES, GUSTAVO ROCKENBACH OLIVEIRA, PRISCILA ARAÚJO NIENDICKER
MANUSEIO ΗIDROELETROLÍTICO
NO RECÉM-NASCIDO
Trabalho acadêmico para a disciplina de Módulo de Pratica Supervisionada na Saúde do Neonato.
Profª Lisara Ellensohn
CANOAS
2014
1. INTRODUÇÃO
O manuseio hidroeletrolítico nos recém-nascidos (RNs) é um dos tópicos mais controversos da neonatologia. Muitas dessas controvérsias podem ser atenuadas ou mesmo eliminadas com o entendimento de alguns princípios básicos da fisiologia que afetam o balanço de sódio e água no período neonatal. O conhecimento desses princípios é necessário para o manuseio adequado do balanço hidroeletrolítico nos RNs. Este trabalho destina-se a identificar os desequilíbrios hidroeletrolíticos do RN, formas de diagnóstico, tratamento e prevenção.
2. MÉTODO
Revisão bibliográfica a partir de artigos sobre o Manuseio Hidroelétrolítico do RN e do capítulo 9 do livro Manual de Neonatologia.
3. OBJETIVO
Este trabalho destina-se a identificar os desequilíbrios hidroeletrolíticos do RN, formas de diagnóstico, tratamento e prevenção, e mostrar o papel do enfermeiro no cuidado com pré-termos.
4. DESENVOLVIMENTO
Etiologia e Fisiologia
O volume hídrico do feto e do RN é distribuído entre três espaços: plasmático, fluido intersticial e fluido celular. Os compartimentos plasmático e intersticial constituem o espaço extracelular. Em relação ao peso corporal, a quantidade de fluido em cada um desses três compartimentos é muito diferente entre fetos,