EQUILÍBRIO ESTÁTICO E CENTRO DE GRAVIDADE
EQUILÍBRIO ESTÁTICO E CENTRO DE GRAVIDADE
Procedimento Experimental 1
CAÇAPAVA DO SUL
2014
Objetivos do experimento
Localizar o cento de gravidade e de massa da barra e analisar a relação distância-massa entre os corpos suspensos que respeite as condições de equilíbrio.
Introdução
Estamos tratando de objetos em equilíbrio estático quando estes não possuem movimento, sem translação (Eq.01) e rotação (Eq.02), em relação ao sistema de referência.
(Eq.01)
Onde =força resultante, m= massa, a= aceleração.
(Eq.02)
Onde =torque, F=força peso, d=braço de alavanca.
Assim para o corpo estar em equilíbrio estático é necessário que o momento linear () (Eq.03) e o momento angular () (Eq.04), sejam nulos.
(Eq.03)
Onde = momento linear, massa e v= velocidade.
(Eq.04) (Eq.05)
Onde = momento angular, d= braço de alavanca e p= força peso.
A força gravitacional age separadamente em cada partícula de um objeto, a resultante dessa força é determinada em apenas uma força equivalente. “A força gravitacional , age efetivamente sobre um único ponto de um corpo, o chamado centro de gravidade (CG) do corpo” (HALLIDAY;RESNICK, 2008, p. 5, grifo do autor). O centro gravitacional e o centro de massa podem coincidir caso a força gravitacional seja a mesma para todos os pontos do corpo.
Metodologia
Materiais: Suporte;
Travessão;
Ganchos;
Massas diversas, chamadas aqui também de moedas;
Balança.
Método:
Em todos os corpos existe um centro de gravidade. Em corpos simétricos, localiza-se exatamente no centro, juntamente com o centro de massa. Nos objetos assimétricos, está constantemente mudando durante o movimento. Neste experimento temos um corpo simétrico (travessão), mas como são acrescentados valores de massa e assim conseguintemente de gravidade em pontos diversos, vamos tratá-lo com sendo assimétrico, pois o centro de gravidade