equilibrio
Dois pesos que forem iguais e que se contrabalançarem ou dois corpos em contrapeso também se encontram em equilíbrio.
Num sentido simbólico, o equilíbrio também é a harmonia entre coisas diversas, a moderação, a sensatez nos juízos de valor. Uma pessoa que aja com equilíbrio conseguirá circular por diversos caminhos sem chegar a cair, isto é, sem perder o controlo e sem se prejudicar.
Aliás, a filosofia do Yin e Yang na área da saúde, refere-se à energia interna do organismo equilibrada e em harmonia com as energias do meio ambiente. O nosso interior tem de se adaptar ao que nos rodeia. Ou seja para o nosso bem estar emocional o equilíbrio é essencial.
Na dança, um dos fundamentos primordiais é o equilíbrio. Um item que devemos tentar dominar o melhor possível, é dele que precisamos para realizar giros e saltos, bem como a movimentação no palco. Quem domina perfeitamente este item tem uma enorme facilidade acompanhar as técnicas elaboradas por cada estilo. Alguns tipos de dança exigem muito mais do equilíbrio, quanto mais técnico mais equilíbrio devemos ter.
Na arte podemos encontrar esta noção, mesmo que não seja explicitamente.
Por exemplo, o autor, diretor de teatro italiano e fundador do Odin Theatret, Eugénio Barba que nas seus exercícios de preparação fisica do ator ele utiliza a técnica da ''espada''. Ou seja para esse treino, dois atores são postos em cena, um segurando uma espécie de bastão, pau e o outro indefeso.
O que está em posse do objeto vai tentando ''atacar'' o colega, enquanto esse último se vai esquivando em várias direções (dependendo de onde vem o ataque) mas sem nunca sair do seu lugar, ou seja indo para esquerda ou direita, para baixo ou para cima, para a frente ou para trás, ele volta sempre ao ponto de equilíbrio. Fazendo lembrar um sempre em pé.
Podemos definir como um