equilibrio
Quando falamos em equilíbrio estamos nos referindo aqui à capacidade física que nos permite sustentar o corpo em diferentes posições estáticas ou dinâmicas, contra a gravidade. É um sistema complexo, que envolve a captação de informações externas e feedbacks internos do sistema nervoso e do sistema osteomuscular em constante adaptação para manter os movimentos coordenados e sincronizados. Equilíbrio é uma capacidade física que, como qualquer outra, precisa ser treinada e, quase sempre, é negligenciada pelos atletas, que acreditam que ela estará naturalmente presente.
Pode ser de 3 tipos: dinâmico, estático e recuperado.
Equilíbrio dinâmico-Aquele que se manifesta pela manutenção da estabilidade (controle )do corpo durante a realizaçaão de um movimento.Nesse particular,pode-se ainda caracterizar um equilíbrio dinâmico em movimento de translação (deslocamento do corpo de um ponto para outro) e um equilíbrio dinâmico em movimento de rotação (giro ao redor do eixo vertical do próprio corpo). Como exemplo do primeiro caso,pode-se citar um patinador deslocando-se no rinque e,no segundo caso,o patinador girando,no mesmo lugar,sobre a ponta de um dos patins.
Equilíbrio estático- Manutenção da estabilidade do corpo em uma determinada posição física, ex;parada de mão, parada de cabeça,pirâmides,etc.
Equilíbrio recuperado- Considerando-se a existência de um equilíbrio estático e um dinâmico,pode-se introduzir mais dois tipos na classificação geral; o equilíbrio recuperado estático e o equilíbrio recuperado dinâmico. Como, exemplo de equilíbrio recuperado estático ,teríamos a queda e a parada após salto mortal e salto sobre o cavalo na ginástica olímpica.