Equilibrio dinâmico Populações
Uma população mantém o seu equilíbrio se o somatório das taxas de mortalidade e emigração for semelhante ao somatório das taxas de natalidade e imigração. Trata-se de um equilíbrio dinâmico, uma vez que o número de indivíduos de uma população se mantém constante, apesar de variar a mortalidade, a natalidade, a emigração e a imigração.
Aumentando o número de presas, aumenta o número de predadores, uma vez que estes têm mais alimento disponível. Com o aumento do número de predadores diminui o número de presas e, consequentemente, o alimento disponível e o número de predadores. Diminuindo os predadores , aumentam - se as presas e o processo continua
A relação predador-presa demonstra o acompanhamento do número de indivíduos entre as populações. Aumentando a população de presas, aumenta a disponibilidade de alimento para o predador que se reproduz e aumenta número. O aumento de predadores reduz o número de presas por predação, reduzindo a disponibilidade de alimento para o predador que morre/migra diminuindo de número na população. E assim sucessivamente.
Curvas de crescimento
A curva S é a de crescimento populacional padrão, a esperada para a maioria das populações existentes na natureza. Ela é caracterizada por uma fase inicial de crescimento lento, em que ocorre o ajuste dos organismos ao meio de vida. A seguir, ocorre um rápido crescimento, do tipo exponencial, que culmina com uma fase de estabilização, na qual a população não mais apresenta crescimento. Pequenas oscilações em torno de um valor numérico máximo acontecem, e a população, então permanece em estado de equilíbrio.
Observe o gráfico abaixo para ententer melhor:
Fase A: crescimento lento, fase de adaptação da população ao ambiente, também chamada de fase lag.
Fase B: crescimento acelerado ou exponencial, também chamada de fase log.
Fase C: a população está sujeita aos limites impostos pelo ambiente,