O Mundo de Sofia
Curso de Direito – 1º Semestre – Turma A -
Sofia é uma adolescente que está as vésperas de completar quatorze anos, então seu mundo começa a se movimentar com a chegada de algumas cartas anônimas e misteriosas.
O conteúdo das cartas começa a despertar-lhe a curiosidade levando Sofia a questionar-se.
“Quem é você?"
"De onde vem o mundo?”.
Sofia inicia assim uma viagem pelo mundo da filosofia, com o seu professor Alberto Knox que a leva a refletir sobre o mundo, dentro de um curso de filosofia .
Em sua primeira viagem a jovem assiste cenas do julgamento de Sócrates através de uma fita de vídeo que Albert lhe envia. Neste vídeo Sócrates diz a seguinte frase:
“Aproximei de um homem que era considerado sábio. E pensei comigo que eu era mais preparado que ele. Ninguém sabe mais do que o outro, mas ele acreditava que sim, ainda que não seja verdade eu ainda sei mais do que ele, e sou consciente disso. Por isso sou mais sábio.”
Com essa simples frase olhamos com mais humildade e clareza para tudo a nossa volta.
Nada é tão simples, não podemos ter certeza, aprendemos a duvidar. Chegamos á conclusão que nada sabemos. Quando temos consciência disso, estaremos conquistando uma melhor forma de viver... abrindo uma nova janela a novas formas de conhecimento.
A pessoa mais sabia é aquela que entende que nada sabe.
O mundo de Sofia é mais que uma historia. É uma experiência transformadora, ele mostra que tudo esta ligado desde os antigos tempos até os mais modernos.
A história começa mostrando o julgamento do maior filósofo de toda história, Sócrates. Passando por seu discípulo Platão pelo mundo das sombras, Aristóteles e assim temos uma excelente oportunidade de conhecer a história antiga, nunca mais olharemos para o mundo da mesma forma. É muito gratificante.
De acordo com os pensadores céticos, a dúvida deve estar sempre presente, devemos sempre duvidar de tudo, pois só assim podemos adquirir novas